sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os gaúchos na ditadura

Jânio Quadros renunciou seu mandato de presidente em 1961, e acabou sendo desposto pelo exército.
Leonel Brizola surgiu com a Cadeia da Legalidade. Foi para defender a democracia.
Os militares tiveram que fazer política e 17 professores foram escoltados da universidade do RS.
A maioria dos jovens foi ás ruas para protestar contra o regime militar. Neste tempo havia a sala de tortura onde nazistas pegavam homens para torturar até a morte e quando o volume do rádio erguia era que alguém estava sendo morto.
Ao torno do regime militar houve altos índices do PIB. Depois do regime não houve rendimento com obras públicas. Ao longo do tempo foi sumindo os mortos da sala de tortura.
O teatro de Arena em Porto Alegre sempre fazia contestamentos sobre a revolução.
Fim do regime militar, veio os votos da indireta já Trancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A Revlução farroupilha

Eram 1200 farrapos contra 600 imperias, eram 14 cidades sem estrutura e entre esses 14 municipios estava Cruz Alta.
Foram mortos 181 farrapos e 72 imperias , Garibaldi era a favor que a VILA DE SÃO JOSÉ DO NORTE fosse incendiada para que fosse desocupada. E hoje essa vila não é mais importante como era naquela época .
Dois adversários foram sepultados lado a lado no cemitério de Bagé.
Na época a cidade do Rio Grande do Sul. A primeira capital foi Piratini e a Segunda capital foi Caçapava , isso na guerra dos Farrapos. Quando os farrapos chegaram e foram saldados por uma multidão.
Bento Gonçalves foi eleito presidente da República rio- grandense mesmo estando preso.
Cruz Alta estratégico tanto na revolução farroupilha , quando na degolas ou em outras. NO Ro Grande do Sul não se falava estado e sim província.
A revolução farroupilha ficou entre libertar e não libertar os escravos.
Bento Manoel Ribeiro , Garibaldi e David canabarro não concordavam com Bento Gonçalves que queria uma luta até o massacre.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

CONTROLE DA PROPAGANDA E DA IMPRENSA

Em 1939, durante o Estado Novo, Vargas criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para comandar toda a propaganda nacional. Ele usou da censura no teatro, no cinema, nas competições esportivas ,literatura, imprensa...Divulgando as atividades do governo.
Para enviar aos jornais as notícias sobre os atos do governo, criou-se uma subdivisão do DIP, a Agência Nacional, que fornecia cerca de 60% das matérias publicadas na imprensa, destacando a organização do Estado e os valores nacionalistas.
Todas as notícias eram para mostrar a imagem do progresso e do desenvolvimento associados diretamente à figura de Vargas. A DIP foi também criada para fazer propaganda para o Getúlio e o Estado Novo, e também para promover grandes festas, como a comemoração de primeiro de maio.

ESTADO NOVO

Comunistas e Integralistas
Existiram partidos políticos na época do Estado Novo que eram rivais: os comunistas do PCB tinha cerca de 10 mil filiados e simpatizantes, que eram chamados "vermelhos", e os integralistas, ferrenhos anticomunista e adeptos das idéias fascistas, eram chamados de "galinhas verdes", por causa da cor do uniforme que usavam . Os comunistas juntaram-se a outros grupos políticos com idéias semelhantes e formaram a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Seu líder era Luís Carlos Prestes, havia comandado a Coluna Prestes. Promoveram lutas, pregavam a derrubada do governo e uma transformação profunda e rápida do país, sendo combatidos pelo governo.
A rebelião- que recebeu a denominação de Intentona Comunista- teria início Nos quartéis. Mas apenas três quartéis se rebelaram: um em Natal, Rio Grande Do Norte (22/11), um em Recife, Pernambuco (24/11), e um no Rio de Janeiro (27/11). O governo agiu rapidamente, prendendo os líderes e exilando a Olga Prestes.
O governo Vargas combateu estes movimentos, impedindo manifestações por mudanças no país.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

ESTADO NOVO

VARGAS E OS DIREITOS TRABALHISTAS

Vargas modernizou a administração, introduziu leis que ampliaram os direitos dos trabalhadores e lançou as bases do Brasil industrial e urbano que nós conhecemos;
Ele criou, por exemplo, os ministérios do Trabalho, Indústria e Comércio e da Educação e Saúde, a Justiça do TrabalhoPTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
Vargas modernizou a administração, introduziu leis que ampliaram os direitos dos trabalhadores e lançou as bases do Brasil industrial e urbano que nós conhecemos.
Durante seu governo ditatorial, Getulio criou uma série de direitos trabalhistas, como a jornada diária de trabalho de oito horas, o descanso remunerado aos domingos e feriados, as férias, a aposentadoria, a carteira profissional e o salário mínimo.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

claudia chaiane e ligiane

Componentes do grupo
Claudia Raiara Idade 13 anos
Ligiane Prado Idade 12 anos
Chaiane Oliveira Idade 14 anos